agosto 24, 2011

O OLHAR DE MICHELANGELO



Em 2000, Michelangelo Antonioni, diretor de Blowup - Depois Daquele Beijo, talvez seu filme mais conhecido e q guardo na minha humilde prateleira de caixa de kerozene, gravou um curta chamado O olhar de Michelangelo. Quem me contou foi Jean-Claude Carrière:

“Um dos filmes mais lindos do mundo! Antonioni realizou em 2000 esse filme, q ñ dura mais de 15 minutos, sem uma palavra, onde ele dirige ele mesmo, pela única vez em sua vida. Ele entra na igreja de São Pedro dos Leões, em Roma, sozinho. Aproxima-se lentamente do túmulo de Julio II, e o filme inteiro é um diálogo, sem uma palavra pronunciada, um vaivém de olhares entre Antonioni e o Moises de Michelangelo.

Tudo o q dizemos aqui, esse frenesi de aparecer e falar q marca nossa época, essa agitação sem objeto, é questionado pelo próprio silêncio e o olhar do cineasta. Ele veio dizer adeus.
Não voltará mais, e sabe disso. Veio fazer uma última visita, ele que está de partida, à obra-prima incompreensível, q restará. Como para interrogá-la uma última vez. Como para tentar desvendar um mistério ao qual as palavras não têm acesso. O olhar que Antonioni lança para ela, antes de sair, é patético.”

Achei frames do vídeo no Youtube... tb me emocionei. Precisava repartir com todos aqueles olhares curiosos ou que caem de paraquedas por aqui...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial