Quantos Giorgio Armani morreram nesse último 4 de
setembro?
Aguardo uma cinebiografia - ou já existe e não sei?
Vai ter que contar que o estilista nasceu em 1934 em Piacenza, uma cidade no coração industrial do norte da Itália, perto de Milão. Canceriano, o segundo filho da dona de casa Maria Raimondi e do contador Ugo Armani, que trabalhou na sede do partido fascista da cidade.
ALFAIATARIA
Na internet, as datas divergem para o pontapé inicial de sua vida no mundo da moda.
Armani montou um império a partir de um casaco, em 1975... Detonou com o enchimento do casaco, ajustou as proporções, trocou os botões — até deixar leve como uma camisa:
"Removendo toda a rigidez da peça e descobrindo uma naturalidade inesperada. Foi o ponto de partida para tudo o que veio depois." – contou ele.
Não sou ligada em moda, uso o que tenho há décadas, ou o que ganho, mas sempre botei olho em Armani. Até porque era um italiano bonito e classudo. Com esse casaco, Armani revolucionou a moda masculina. E logo em seguida, a moda feminina:
“Aplicou as mesmas técnicas libertando as mulheres de silhuetas exageradas e justas prescritas por outras marcas. Sua paleta de cores discretas, em tons de cinza e bege, tornou-se sinônimo de luxo discreto.”
Um dos primeiros estilistas a vestir celebridades de Hollywood como parte do trabalho de um designer, a partir de 1980. A marca Armani aparece em mais de 200 filmes ao longo dos últimos 50 anos, incluindo os icônicos Gigolô Americano, Os intocáveis, Os Bons Companheiros e O Lobo de Wall Street.
HERANÇA
-Não suporto exibicionismo - diz Armani, um workaholic assumido, não curtiu as
dezenas de mansões em lugares paradisíacos que deixou de herança para os familiares. Saiu das passarelas aos 91 anos, silenciosamente, sem ninguém informar
a causa da sua morte. Aliás, não assistiu ao último desfile em Paris.
Seu império plural inclui iates, hotéis, restaurantes, móveis de luxo, chocolates, arranjos
florais, perfumes, casas em Milão, bem como na vizinha
Broni, no norte da Itália; na ilha de Pantelleria, no sul, em Forte dei Marmi. Tem propriedades em Nova York, Paris, na ilha de Antígua, bem como em St. Moritz e
Saint-Tropez. Também era dono do time de basquete Olimpia Milano.
O faturamento em 2024 foi de 2,3 bilhões de euros. E, segundo a Forbes, deixa um patrimônio líquido de US$ 12,1 bilhões.
NOTA À IMPRENSA:
“O senhor Armani foi o “criador, fundador e incansável força
motriz” não de um império de moda, mas de um modo de viver – elegante, sóbrio e
minimalista.”
Touché! Uma pena...






Nenhum comentário:
Postar um comentário